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segunda-feira, 1 de junho de 2009

Descompressão

Fica aqui um exemplo do procedimeto em caso de Descompressão* que e' ensinado a nos, Tripulantes de Cabine:

1. Colocar mascara imediatamente;

2. Sentar e apertar os cintos - sentar no primeiro lugar disponivel ou mesmo ao colo do(s) passageiro(s);

3. Devera' ouvir-se o Comandante dizer no micro: "Descida de emergencia" 3 vezes. Apos isto, a aeronave começa a descer imediatamente;

4. Comandante volta a dizer ao micro: "No.1* ao cockpit imediatamente". Neste momento e' seguro remover as mascaras de oxigenio;

5. No. 1 dirige-se ao intercomunicador para receber instruçoes do Comandante (NITS*);

6. A restante tripulaçao arruma os trolleys* e dirige-se para a entrada do cockpit*, onde ira receber as instruçoes do No.1 e acertar os relogios para que todos alinhem as tarefas quando o tempo o exigir;

7. Relembrar que e' proibido fumar via intercomunicador; Parece estupido, mas ja ouve gente que se lembrou de puxar de um cigarro nestes momentos.

8. Verificar as wc para possiveis passageiros insconscientes;

9. Administrar primeiros-socorros percorrendo a cabine com o Oxigenio Portatil;

10. Colocar passageiros fisicamente aptos - ABP* - junto das portas/saidas de emergencia para as abrirem em caso de um membro da tripulaçao ficar incapacitado.

- Se depois de 60 segundos nao se ouvir "Descida de emergencia" 3 vezes, sentir a descida de emergencia, ou nao se ouvir "No.1 ao cockpit imediatamente", o No.1 deve encaminhar-se ao intercomunicador usando as mascaras que puder pelo caminho e tentar estabelecer contacto com o Comandante. Se nao obtiver resposta, deve digitar o codigo de segurança da porta do cockpit no painel junto da mesma para entrar e verificar se os pilotos estao bem. (Ou seja, vivos)

*Vocabulario:

Descompressao: Perda repentina de pressao de ar dentro da cabine do aviao, igualando-se com a pressao do exterior. Como a 40,000 pes de altitude nao ha' oxigenio suficiente, dai a necessidade das mascaras. Fica-se inconsciente em poucos segundos e as temperaturas sao congelantes.

No.1: Um dos termos para designar o membro que e' Chefe de Cabine.

NITS: Nature - natureza do problema, e' explicado o que se passa - Ex: Fogo no motor esquerdo; Intention - e' dito o que se pretente fazer perante a situaçao que se apresenta - Ex: Devido a (...) vamos aterrar de emergencia em (...); Time Available - tempo disponivel para executar as acçoes recomendadas. Por isso e' importante fazer o acerto dos relogios como referido em cima para que todos façam o que tem que fazer no tempo certo; Special Instructions - instruçoes especiais que variam conforme o problema - Ex: evacuar apenas do lado direito, etc.

Trolleys: Sao os carrinhos que usamos nos corredores para levar as comidas/bebidas, aperitivos, etc. "Cha', cafe', laranjada". ;)

Cockpit: Local de onde os pilotos operam o aviao.

ABP: Able Bodied Passenger - Sao os passageiros que escolhemos para ficarem nas filas de emergencia ou nas mais proximas das portas. Estes nao podem ser idosos, crianças, menores de 18 anos, pessoas de mobilidade reduzida (cegos, paraplegicos, etc.), intoxicados (ex: bebedos), gravidas, deportados e prisioneiros.





2 Relinchares:

Anónimo disse...

ja me sinto mais inteligente. e com certeza mais confiante e segura da proxima vez que entrar num avião. ja sei direitinho como me passar dos carretos e me borrar toda de medo.lolbeijos e abraços, veronica

Anónimo disse...

Tanta conversa, tantos termos tecnicos, para chegar apenas a uma conclusão. Em caso de queda de avião estamos bem fod***s, a não ser que estejamos perto do Rio Hudson. De muitos nos vale os coletes salva-vidas quando nos espetamos a centenas de Km/h no mar. Eu bem disse que tu devias ter ido era para taxista. Mas até foi um bom post, agora já posso comentar o que os gajos têm andado a dizer nos jornais. Abraço